Na semana final, o Festival tem obras de Haydn e o pianista Nelson Freire. Quarta dia 21 de julho haverá orquestra de 26 músicos, cenários, figurinos e cantores. Na quinta, apenas um piano, mas dedilhado por um dos maiores do mundo. Uma ópera rara e um recital do mineiro Nelson Freire ocupam o auditório Cláudio Santoro na semana final do 35º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Compositor-tema do festival, o austríaco Joseph Haydn (1732-1809), mestre do classicismo vienense, entrou para a posteridade especialmente como autor de sinfonias e quartetos de cordas.
A instrumentação da Orquestra é constituída de cordas, dois oboés, fagote, duas trompas e tímpano; ela fica a cargo da Orquestra Internacional do Festival, integrada por 13 professores convidados, que tocarão lado a lado com 13 alunos, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do festival. No lugar do previamente anunciado Jorge Takla, o responsável pela direção cênica é Hugo Possolo, com grande experiência em comédia graças a seu sólido trabalho com a companhia dos Parlapatões, Patifes e Paspalhões. Os personagens são apenas cinco, interpretados pelos tenores Fernando Portari e Marcos Thadeu, pelas sopranos Rosana Lamosa e Edna d'Oliveira e pelo barítono Manuel Alvarez. A música tem pouco menos do que duas horas de duração, com a habitual sofisticação haydniana. Entre os registros fonográficos da obra, sobressai o feito em 1981 por Antal Dorati, com a participação de um brasileiro, o refinado tenor catarinense Aldo Baldin. O recital de quinta do pianista mineiro Nelson Freire também estava previsto para conter uma obra de Haydn no caso, a "Sonata nº 7", em ré maior. Mas o programa mudou, embora não em detrimento da dificuldade técnica. Afinal de contas, ele interpreta três grandes sonatas do século 19: "Les Adieux", de Beethoven; opus 2, de Brahms; e opus 35, de Chopin. Para encerrar a apresentação, Freire escolheu uma seleção de peças do visionário compositor russo Aleksandr Skriábin (1872-1915). São elas o "Estudo em dó sustenido menor opus 2 nº 1" e dois poemas, o de opus 32 nº 1, em fá sustenido maior, e o "Poema Trágico", opus 34.
Na ultima semana o Festival destaca Haydn e Nelson Freire
Na semana final, o Festival tem obras de Haydn e o pianista Nelson Freire. Quarta dia 21 de julho haverá orquestra de 26 músicos, cenários, figurinos e cantores. Na quinta, apenas um piano, mas dedilhado por um dos maiores do mundo. Uma ópera rara … Continua
Links Patrocinados
Eventos - 25 de julho de 2025
Festa da Cerejeira em flor: a celebração da primavera em pleno inverno
Férias de Inverno - 25 de julho de 2025
5 destinos para um “bate e volta” no último fim de semana de julho
Gerais - 24 de julho de 2025
Rodovia de Campos do Jordão ganha novos radares de velocidade
Cultura - 24 de julho de 2025
Homenagem a Benilson Toniolo pela Obra “Vida e Missão: 80 anos da Igreja Metodista em Campos do Jordão”
Turismo - 24 de julho de 2025
Observação de baleias no Litoral Norte: dicas para um turismo sustentável
Bosque do Silêncio
Com mais de 100 mil metros quadrados, o bosque oferece aos visitantes a oportunidade de...
Vila Capivari
Uma autêntica vila européia no Estado de São Paulo. A Vila Capivari justifica o porquê C...
Parque Bambuí
Parque Bambuí, um espaço onde o visitante pode contemplar a natureza e ter a experiência...
Pico do Imbiri
De fácil acesso e a poucos minutos da avenida principal está localizado o Pico de Imbiri...
Portal de Campos do Jordão
Inspirada na arquitetura dos alpes suíços, é um dos pontos mais fotografados da cidade....