
Atenção crianças até seis anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, pessoas que sofrem de doenças crônicas como pressão alta ou diabetes, entre outros grupos considerados prioritários (confira a lista no final da matéria). Hoje, 10 de abril, é o Dia D de vacinação contra a gripe, uma estratégia para aumentar a adesão à campanha, que continua muito baixa. A meta é vacinar 90% dos públicos-alvo, mas no estado de São Paulo a cobertura está em apenas 16,1%
A imunização contra a gripe já faz parte do calendário vacinal, só que ainda falta conscientização. “A vacina ajuda a evitar formas graves da doença, especialmente porque o vírus da Influenza sofre mutações frequentes e exige constante monitoramento”, explica Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Saúde de São Paulo.
Campanha ocorre nos 645 municípios paulistas
A Secretaria Estadual de Saúde enviou 11,6 milhões de doses aos 645 municípios paulistas. Para receber a vacina, basta comparecer na unidade básica de saúde mais próxima e apresentar documento de identidade ou carteirinha de vacinação. A proteção é válida por um ano, mas esse período pode variar dependendo da resposta imunológica de cada um.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Em Campos do Jordão, cidade turística na Serra da Mantiqueira muito procurada nesta época do ano, a campanha ocorre das 08h às 17h nos postinhos da Vila Santo Antônio, Santa Cruz, Vila Albertina, Jardim Márcia, Vila Britânia, Vila Sodipe, Recanto Feliz e UBS Rural. A vacina é segura, gratuita e aplicada em dose única.
“Estamos em uma época do ano em que diversos fatores contribuem para o aumento na transmissão do vírus da influenza, por isso, é fundamental reforçar que a população compareça aos postos para se imunizar contra a gripe, principalmente os grupos mais sensíveis ao desenvolvimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave”, concluiuTatiana Lang.
Confira os grupos prioritários para vacinação contra a gripe
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
- Profissionais de saúde
- Gestantes
- Puérperas
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Trabalhadores da saúde
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbanos e de longo curso
- Trabalhadores dos correios
- Trabalhadores portuários
- Presidiários, funcionários dos presídios e jovens em medidas socioeducativas
Além da vacina, mudanças simples de comportamento também ajudam a evitar o contágio, como manter os ambientes em casa e no trabalho sempre arejados, beber bastante água, ter uma alimentação saudável e o mais importante: higienizar frequentemente as mãos e os objetos pessoais.